RSS

 

No topo norte do terreno, situa-se o  Campo Grande , faixa de terreno rectangular paralelo à cerca. Para além da cerca, estão as  Terras d'Além , porção do terreno 'extra-muros' cuja intervenção se limita a limpezas do mato duas a três vezes por ano. De Leste para Oeste, e estendendo-se de Norte para Sul, começam o Sobral, o Eixo Norte-Sul, o Pomar e a Horta.

Sitio  

 Sobral  é a mata formada maioritariamente por sobreiros dispostos densamente em cerca de meio hectare de terreno (cerca de uma centena). Com o tempo e a minha intervenção na paisagem, foram-se individualizando três áreas: A partir do Norte e em direcção ao Sul, é dividido a meio por um caminho serpenteante, o Passeio Público. Nas imediações da Rotunda dos Cedros forma um espaço amplo e sem vegetação, o Parque das Merendas A sul, emparelhando com a Galeria, o Quadrado

 Eixo Norte-Sul  é um caminho iniciado a norte no Campo Grande e terminado a sul no anexo. É interrompido a meio pela Rotunda dos Cedros. Antes da Rotunda, ladeia a nascente com o Sobral, separado por uma sebe de ligustros interrompida apenas na Praça da Figueira, e a poente com o Pomar, separado deste por uma fileira de marmeleiros. A Rotunda dos Cedros, situada a meio do Eixo Norte-Sul, dá acesso a poente ao Pomar e a nascente ao Sobral. Depois da rotunda, separa-o do Sobrado uma Galeria formada por uma sebe mista de arbustos cujas cimeiras se sobrepõem formando um túnel sombreado, e prossegue ladeando o Jardim Nascente e o alpendre da casa.


 Pomar  estende-se a oeste do Eixo Norte-Sul desde o Campo Grande até ao muro de separação das áreas rural e urbana do terreno. Como o pomar, a  Horta  começa no Campo Grande e vai terminar na muro que separa a zona rústica da urbana.


Os  Jardins  estão dispostos à volta da casa segundo os pontos cardeais: A sul, o Roseiral, o mais antigo, situado à frente da cozinha, que tem continuação por um caminho pavimentado com o Jardim Sul, junto à Margem Sul, que está presentemente a ser restruturado (Jan-Mar 2017). Junto ao muro da rua, o Jardim Poente, separado desta por um fundo de cedros e oliveiras. De configuração e composição mais reduzidas, o Jardim Norte junto ao telheiro nas traseiras da casa.


 Margem Sul  é a faixa de terreno que acompanha a cerca a Sul, desde o Pinhal e contentor, passando por detrás do anexo, acompanha o Jardim Sul até ao muro da rua. 


O "Dedo" é a designação que dei a uma pequena parcela do terreno na continuação da "Margem Sul".Estreita e comprida, excede a SE o perímetro hexagonal do terreno entrosando-se na fronteira de dois terrenos vizinhos. Este compreende três locais: O Pinhal a Nascente, a "unha" comprida do Dedo. Como o nome indica, contém várias espécies de pináceas. O Lago a Poente quase encostado ao contentor. A Norte (esquerda) do Lago, junto à cerca, está actualmente o que resta do antigo Cactário, agora transladado para o jardim poente junto ao portão..

 

 

Dedo
Dedo
Campo Grande
Campo Gra...
Eixo Norte-Sul
Eixo Nort...
Horta e Pomar
Horta e P...
Jardins
Jardins
Margem Sul
Margem Su...
Sobral
Sobral
 
 
Powered by Phoca Gallery

Temos 75 visitantes e 0 membros em linha